quinta-feira, 26 de agosto de 2010



“O Dinheiro não é tudo. Tudo é a falta de dinheiro.” Frase de hoje no twitter de Millôr Fernandes.
Depois que li, me lembrei da reviravolta da minha vida de um ano atrás...
Antes: Morando com os pais tendo seu “rico” dinheirinho só pra si, seus luxos, viagens, baladas, presente pro namorado, e coisas sem necessidade (hoje enxergo como comprava besteiras).
Depois: Morando há 3000 km de casa, casada, com uma renda menor do que a esperada, tendo crise existencial por seu dinheiro não ser só seu, mas sim fazer parte da renda de uma casa. Ter que abdicar de roupas, sapatos e afins em prol de... Sabão em pó. Puxa! Eu não sabia quanto custava o sabão em pó!
Hoje: Feliz por todo aprendizado, por ter passado por cima da compulsão por compras, por me tornar mais moderada em tudo, o que amadureci em um ano não havia conseguido em vinte e quatro.
Você descobre quanto tempo passou se preocupando com besteiras como a de não repetir uma roupa na balada, você descobre que o mundo é muito melhor do que aquele mundinho adolescente que você vivia e nem gostava de pensar em sair dele, isso por que ainda nem tive filhos hein... Dizem que após isso sua vida realmente da uma guinada. Que é nesse ponto que sua cabeça amadurece de vez.
Mas o que eu realmente concluí, é o valor da estabilidade financeira, é o valor de se deitar a noite e pensar que as contas estão pagas e que, além disso, você ainda pode pensar em poupar sem sufoco.
Hoje entendo quando meu pai dizia: “- não dessa vez não vai dar pra fazer isso, não vai dar pra te pagar aquilo, espere mais uns seis meses pra começar a fazer um novo curso...” Hoje entendo o que minha mãe dizia sobre não tirar folga (cuidar de uma casa não é nada fácil).
Começo de vida não é fácil pra ninguém, ainda mais quando se tem uma pontinha de orgulho e se quer vencer por mérito próprio, juro não foi nada fácil, lágrimas rolavam noites a fio pela vontade de voltar pra de baixo do teto dos pais e dormir num travesseiro fofo, mas desistir é pros fracos! E o gosto bom de quando as coisas começam a dar certo é bom de mais, isso nos faz sentir merecedor de coisas boas, ter passado por um momento em baixa te faz aproveitar muito melhor as coisas boas que recebe da vida, os méritos por seu esforço.
Dinheiro é muito importante, sempre! Mas força de vontade é mais importante ainda! Faz-te acreditar que pode ter tudo, não ao mesmo tempo... Mas você pode sim ser o que quiser, chegar aonde idealiza dando um passo de cada vez... E que se nessa caminhada você tiver uma boa companhia, uma coleção DVDs, toneladas de pipoca e muito bom humor ela fica ainda mais doce!

Ps.: Dinheiro compra muita coisa legal, mas as melhores coisas da vida realmente são de graça!